José Devair Gonçales - Leads S/A - São Bernardo do Campo City – SP/BR josedevair.goncales@gmail.com
Abstract
Esse trabalho apresenta uma nova metodologia de ensino, para ganhar eficiência, com a mesma infraestrutura, com os mesmos professores, com as mesmas aulas, o mesmo currículo escolar, essa nova metodologia visa enriquecer sobremaneira o aprendizado, valorizando o trabalho dos professores, sua criatividade, sua didática, todas as qualidades do Educador. Todo esse ganho com um baixo investimento da instituição de ensino, para o Ensino Fundamental e o EnsinoMédio, principalmente. Mas no ensino Superior pode também ser aplicado, com ganhos de eficiência.
Key-words: Aulas on line, Conexões a Internet, Repositório de Informações, Material didático,
Tecnologia da Informação.
I. INTRODUCTION.
O Objetivo desse trabalho é a implantação de uma nova metodologia de ensino inovadora, que muda a prática hoje existente, que está instituída pela cultura, desde os primórdios do ensino.
Essa metodologia propõe uma mudança de patamar no aprendizado, formando educandos com alto grau de aprendizado. A ideia é valorizar o trabalho do Educador e enriquecê-lo, fazendo com que o educando tenha um ganho significativo de aproveitamento, dos conhecimentos transmitidos pelo professor.
II. A Metodologia Atual
No início do ano letivo, as instituições de ensino pública e particulares, preparam um currículo escolar que obedecem justamente às normas e diretrizes gerais consagradas na BNCC.
Seguindo a proposta do Ministro da Educação, Mendonça Filho
A BNCC é um compromisso do Estado brasileiro em assegurar direitos de aprendizagem a todos os alunos. Sua implementação resultará em maior igualdade de oportunidades e promoverá equidade. Tudo para que a educação brasileira dê o salto de qualidade de que tanto necessita. “O que nós queremos é uma educação de qualidade para todos, alinhada aos desafios do século 21”, resumiu Mendonça Filho.
Essa é a grande META a ser alcançada. Entretanto, a metodologia praticada atualmente nas instituições de ensino, são voltadas para a cultura reinante. Feito o currículo escolar é definido um material didático, que é entregue aos alunos para a aquisição. Os alunos adquirem todo o material didático pedido, ou aproveita algum do ano anterior. Que são:
- 2 Cadernos de 12 matérias,;
- Dicionário de língua Portuguesa;
- Dicionário de língua Inglesa ;
- Caneta esferográfica Azul;
- etc,...
- Livro (ou apostila) material de apoio para pesquisa
- Araribá Plus. Ciências
- Teláris - Matemática
- etc.,,,
A escola estabelece o calendário escolar, os professores planejam suas aulas, para cada ano, para cada turma, para cada classe.
III. A Criação (preparação) das Aulas
O Professor prepara as aulas : Estuda currículo, analisa o currículo e aulas do ano anterior, pesquisa novos conteúdos atualizados (biblioteca, Google), Define as melhores práticas para conseguir transmitir aos alunos a matéria a ser dada conforme o currículo. Gasta horas e horas na preparação da melhor forma , conforme sua bagagem pedagógica e as melhores técnicas de didática. E por fim cria uma Aula, que é uma “Peça” única, dirigida para aqueles educandos específico. “Turma 8C”
As aulas ocorrem conforme metodologia atual :
· Alunos na sala de Aula, com o material didático na mão ; Caderno de 12 matérias e canetas;
· Professor(a) discorre a aula preparada acrescentando a ele todas as explicações complementares ao conteúdo e que resume anotações em quadro ou display, ou vídeo;
· O aluno faz suas anotações no caderno, as que consegue anotar, enquanto a professora está falando;
· Enquanto anota o aluno perde as informações importantes que o professor está acrescentando nas suas anotações, inclusive sua expressão corporal que complementa o conteúdo, para que ele seja transmitido o melhor possível para que os alunos absorvam o conteúdo;
· A professora geralmente pede “lições de casa”
IV. As lições de casa
· O aluno para a sua revisão, pós aula, tem o seguinte material:
o “As anotações que fez no caderno de 12 matérias”; - 15%
o Os livros/apostilas de seu material escolar; - 10%
Material disponível ao aluno – hoje = 25%
- As anotações – caderno 12 materiais = 15%
- Livro / Apostilas = 10%
Conteúdo não absorvido = 75%
- Foco no caderno e não na aula = 40%
- Anotações falhas = 0%
· Esse material de revisão, representa 20 a 25% do que foi preparado pelo professor, para transmitir ao aluno aquele conhecimento;
· Os 75% estantes se perderam durante a aula. Sendo que :
o 40% se perde - O aluno enquanto se preocupa em fazer as anotações no caderno de 12 matérias, perde muito conteúdo falado/expressado, e não consegue formar corretamente o entendimento desse conteúdo.
o 30% se perde - O que anotou não esta completo, e o que ouviu não entendeu o suficiente para ter feito o entendimento do conteúdo;
o 5% se perde pela didática utilizada (professor);
Conclusão
O aproveitamento de toda essa metodologia, é muito baixo, raros são os alunos que tem um aproveitamento acima de 50%. A maioria tem um aproveitamento abaixo disso.
Esse fato fica evidente nas avaliações. De um lado, o professor sabe que não pode puxar muito em conteúdo mais complexo, por outro lado o aluno não tem os meios para ter absorvido melhor o conteúdo.
Afinal, onde estão as melhores conteúdos para o Aluno absorver ?
· Estão justamente na Aula que foi preparada, com a dedicação do professor para preparar essa aula única, foi grande, mas ela não chegou de forma eficiente até o aluno
· O que sobrou da Aula preparada e exposta para o aluno foram suas anotações durante a aula e o entendimento embaralhado da exposição da professora durante a aula.
Nova Metodologia
A Nova Metodologia proposta, para ganhar eficiência nesse contexto, aproveitando o mesmo professor o mesmo conteúdo a mesma aula preparada, a mesma sala, o mesmo currículo, ....
Considerando que a pandemia obrigou a escola e os alunos e uma nova forma de aula, onde foi incluído a Aula online, a infraestrutura de internet para essa conexão do aluno com a escola.
Esse novo modelo, não trouxe melhorias no aprendizado, no começo até se perdeu mais eficiência no aprendizado, depois de um ano melhorou, mas não acrescentou nada na eficiência do ensino
Acrescentando um novo elemento no material didático disponibilizado aos alunos
· Identificado que as aulas únicas criadas pelo professor são a melhor material didático para o aprendizado ao aluno;
· Que foi criado uma infraestrutura de conexão do aluno com a escola
· Que o
Entregando o conteúdo completo da aula aos alunos
· Ao invés do aluno ter um caderno de 12 matérias, para fazer as anotações da aula, entregar ao aluno, um Login para ele acessar a aula que foi exposta na sala
· Disponibilizar aos alunos um repositório das aulas, para o aluno ver e rever e estudar e entender de forma claro e completa do conteúdo dado.
· Do material disponível para o aluno estudar no pós aula, as suas anotações, eventual livros de consulta, o melhor material é a própria aula dada.
· Como comentei acima a aula é o material mais rico e esse material é apresentado ao aluno uma única vez , ele tem que anotar o que conseguir rapidamente e tentar entender no pós aula com as anotações que fez
· Disponibilizar esse material para o aluno consultar quantas vezes for necessário, para o seu melhor entendimento. E obter um aproveitamento máximo da aula , buscando os 50% que estou estimando.
Conclusão
A implantação dessa nova metodologia enriquece sobremaneira o ganho de eficiência dos alunos, que estimamos em 50% saindo de uma eficiência de 25% , para 75% .
Mantendo toda a infra estrutura atual, e acrescentando apenas um Banco de Dados , repositório das aulas, e um aplicativo para o aluno fazer o acesso. Por computador, tablet ou celular.
Esse banco de dados e esse aplicativo terão um custo que se comparado aos custos da escola para manter toda a infra, um valor ínfimo
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